Precisa de uma ajuda para lembrar o que fez na Internet nos últimos dias? O Google te ajuda!

O modelo de negócio das principais empresas de tecnologia está na dependência do uso de dados pessoais. De acordo com a estimativa da plataforma interativa de dados e análise Trefis, a receita de publicidade do Google é de U$ 160 bilhões esta quantia representa entorno de 85% da receita total do conglomerado de empresas pertencentes a Alphabet em 20191. Já a publicidade digital representa 98,5% do faturamento total do Facebook alcançando os U$ 69,7 bilhões em 2019. Os percentuais de publicidade digital a cada ano são estáveis, contudo os valores conquistados superam-se a cada ano. Esta evolução pode ser observada no gráfico que apresenta os valores faturados nos últimos anos pelas duas corporações.

1https://www.trefis.com/stock/goog/articles/478549/is-google-advertising-revenue-70-80-or-90-of-alphabets-total-revenue/2019-12-20.

Gráfico : Comparação das receitas de publicidade do Facebook e Google. Fonte: https://dashboards.trefis.com/no-login-required/XXmctaab/Facebook-s-Revenues-How-Does-FB-Make-Money

Não é novidade que o modelo de negócios do Google baseia-se no rastreamento de dados, uso para anúncios e coleta de insights para apresentar produtos que acha que você pode usar. A empresa não tenta esconder isso, mas minimiza a quantidade de dados que coleta.

Para entender um pouco como o Google coleta dados sobre você, vamos navegar até a página controle de atividades https://myactivity.google.com.

Clicar em Controles de atividade revelará quantos dados a empresa de tecnologia armazena atualmente, embora não diga a você como os está usando. Neste menu é possível você desabilitar parte do rastreamento.

Uma grande alternativa de buscador é usar um mecanismo de busca DuckDuckGo Sua política de privacidade afirma claramente que não rastreia ou armazena dados: “A DuckDuckGo adota a abordagem de não coletar nenhuma informação pessoal. Seu histórico de pesquisa está seguro conosco porque não pode ser vinculado a você de forma alguma. ”

RSS
Follow by Email